A inovação no trabalho é um tema que está em evidência, isso porque o mercado está em constante transformação e exige que os profissionais busquem novos conhecimentos, aperfeiçoem suas ideias e as coloquem em prática.

Enquanto alguns colaboradores estão alinhados com isso, outros acabam optando por não utilizar a inovação na sua rotina de trabalho. Esse segundo grupo pode obter resultados negativos para a sua carreira profissional e os negócios – para reverter esse quadro, é necessário entender o que leva a essa situação.

Os motivos podem ser os mais diversos, porém costumam estar relacionados com os métodos de trabalho, incentivos e oportunidades. Entenda um pouco mais sobre as causas da falta de inovação no trabalho e como mudar esse cenário:

Desmotivação

Quando o profissional não está motivado, muitas vezes ele não busca contribuir com a organização, acaba fazendo tudo de forma automática, sem ligar tanto para os resultados.

Parte dessa falta de motivação pode ser um problema pessoal, porém se a empresa não investe em aperfeiçoamento, oportunidades, reconhecimento e feedbacks, é capaz de agravar a situação.

Estresse

Um grande número de colaboradores de algumas empresas sofrem com o estresse e isso impede que foquem na inovação no trabalho.

Muitas vezes, isso é resultado do método de trabalho adotado pela organização, com metas impossíveis de serem atingidas, cobrança rígida e pouco foco nas pessoas. Uma pequena mudança na cultura pode transformar esse quadro, desde que haja valorização dos colaboradores e se crie um ambiente agradável.

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Benefícios limitados

Hoje em dia, as pessoas não trabalham apenas por conta do salário, elas buscam mais benefícios, nem sempre voltados para a parte financeira. Obviamente que alguns entendem que não têm o retorno financeiro esperado e passam a contribuir menos, mas nem sempre é apenas isso.

Oferecer um pacote de benefícios atraente, como vale-alimentação, plano de saúde, premiações, capacitações, oportunidade de crescimento e folgas ajuda a reverter esse quadro.

Inovação no trabalho bloqueada por falta de espaço para se expressar

Outro grande problema é que o colaborador pode não ser estimulado a praticar a inovação no trabalho, isso acontece muito quando não se tem espaço para expor as ideias e o processo é muito engessado, a ponto de não aceitar modificações.

Como resultado, os profissionais começam a fazer o seu trabalho de forma robótica, deixam de pensar e não trazem novas contribuições. Ter um canal de comunicação que permita às pessoas apresentarem sugestões, por exemplo, pode minimizar o problema.

Aperfeiçoar a criatividade

Muitas pessoas dizem que não conseguem expressar suas ideias e que não são criativas, isso realmente acontece porque não desenvolvem esse potencial. Além disso, a inovação costuma trazer bons resultados quando trabalhada em equipe, com um complementando a ideia do outro.

O interesse pessoal em buscar ferramentas que permitam inovar, mais os recursos oferecidos pela empresa, como capacitações que abordem esse tema, trazem resultados eficazes aflorando a criatividade e a criação.

A inovação é uma responsabilidade do colaborador e da empresa, sem motivação e esforços conjuntos ela não acontece. Portanto, não se pode responsabilizar nenhuma das partes quando ela não ocorre, um lado deve demonstrar interesse e o outro oferecer ferramentas para obter a inovação no trabalho desejada. Confira mais dicas como essas em nosso blog!