O aperfeiçoamento e capacitação dos colaboradores muitas vezes são vistos como uma maneira dos profissionais conquistarem uma promoção ou melhores oportunidades de emprego. Esses são caminhos para alcançar esses objetivos, mas eles também estão relacionados à inovação nas empresas.

A gestão do conhecimento é o nome dado para diversas formas de aprendizado como cursos formais, aprendizado no cotidiano e a forma como esse conteúdo é aplicado. Imagine que a empresa acrescentará ao seu portfólio novos produtos e para que eles possam existir é necessário fazer a gestão do conhecimento, ou seja, reunir o conhecimento teórico e prático de diversos profissionais.

Para que se atinja esses resultados é preciso que os funcionários passem por atualizações constantes e não se acomodem apenas com o que sabem. Nesse ponto é importante que a empresa acompanhe o que eles estão estudando e proporcione cursos in company ou externos que permitam ampliar o conhecimento.

A inovação nas empresas relacionada ao conhecimento

Nesse momento é bem possível que esteja tentando fazer a relação entre inovação nas empresas e conhecimento. Ela pode ser bem simples se pensar em todos os processos e entender que nada acontece sem que se saiba o que fazer.

Podemos dizer que a inovação nas empresas nada mais é do que colocar em prática o que se sabe e gerenciar essas informações para que virem estratégias de negócio. Veja um exemplo prático de como ocorre esse processo, considerando o lançamento de uma nova máquina. A empresa decidiu que iria produzir uma nova máquina para automatizar um processo da indústria têxtil.

Para isso os colaboradores precisam utilizar o conhecimento que possuem. Um sabia sobre o funcionamento desse tipo de indústria, outro era formado em engenharia mecânica, um dominava o Autocad para desenvolver o projeto das peças e máquina, outro analisou a viabilidade e assim por diante.

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Cada um possuía um ou mais conhecimentos para que a máquina pudesse ser produzida, tudo com um envolvimento conjunto. O resultado foi conquistado apenas porque todos decidiram compartilhar o seu conhecimento e dessa forma criar um projeto e aperfeiçoá-lo. Sem que houvesse colaboradores atualizados e a adoção da inovação nas empresas, nada poderia se tornar uma realidade.

Um ponto que deve receber atenção quando tratamos desse tema: se em algum momento os colaboradores deixarem de se atualizar ou não houver o trabalho em conjunto com uma boa gestão, ele deixa de acontecer. Esse é um processo cíclico, que permite a inovação nas empresas e que elas se mantenham competitivas no mercado.

Como dar continuidade a esse ciclo?

Para garantir a continuidade desse ciclo é preciso haver alguém na empresa que seja capaz de administrar e direcionar todo o conhecimento. Esse profissional deve conhecer a capacidade dos colaboradores e promover capacitações para que eles a aprimorem, dessa forma será possível criar grupos de trabalho que visem atingir um objetivo e tenham insumos para trabalhar e desenvolver o que foi proposto.

Apesar de haver um administrador, a inovação nas empresas exige o envolvimento de todos para que o conhecimento seja compartilhado, se isso não ocorrer haverá um bloqueio no processo e com isso, a Digicad é o primeiro passo para que a sua empresa conte com seus profissionais atualizados, saiba mais em nosso site.