Já é de conhecimento comum a importância e a relevância do domínio do Excel para negócios. A ferramenta altamente versátil e completa, se adapta a diversos cenários e propostas, tornando a elaboração de relatórios, bancos de dados e análises, em atividades mais fáceis de serem entendidas.

Se você ainda vê o Excel como uma ferramenta limitada e destinada para o campo de exatas e contas, garanto que está bem enganado. O Excel para negócios vai muito além da formulação de cálculos, é uma ferramenta leve, de fácil entendimento e acessível para quase todos os públicos.

Em quais segmentos o Excel para negócios pode ser aplicado?

Com o Excel é possível organizar informações financeiras, logísticas, estratégicas e operacionais. Sem contar que a ferramenta é dinâmica e pode ser compreendida pela maioria das pessoas. Por isso, abra a sua mente: Excel é para todos os negócios!

Se você atua, por exemplo, como freelancer na produção de conteúdo para a internet, o Excel pode ser uma excelente ferramenta de organização dos seus clientes e projetos, com prazos, escopos, orçamentos e aprovações.

Caso você administre uma micro ou média empresa, ou até mesmo uma startup, verá a necessidade de ter o controle de clientes, produtos, estoque, finanças e produção muito bem realizado, para evitar desperdícios e prever gastos, lucros e investimentos. Neste caso o Excel é fundamental, pois, é possível realizar tudo isso com precisão.

Viu só? O Excel se adapta a você e ao seu negócio. Mas, para isso é preciso saber utilizar a ferramenta com eficiência, explorando todos os recursos que ela oferece (que são muitos). Pensando nisso, listamos 5 funções muito úteis para a maioria dos negócios.

Função 1: Banco de dados

Independente do seu ramo de atuação, o Excel vai ser ótimo para organizar o seu banco de dados e informações pertinentes ao seu negócio.
Seja no setor comercial, industrial, financeiro ou de humanas, reunir todas as informações necessárias para os resultados referentes às suas atividades podem ser otimizadas em uma planilha de Excel.

Função 2: Filtros e vínculos

Com um banco de dados e informações formado, o Excel para negócios oferece a opção de vincular uma informação à outra, tornando as análises mais fáceis de serem visualizadas. Além disso, a utilização dos filtros facilita o entendimento das informações e a organização dos cenários.

Função 3: Fórmulas

O Excel oferece uma grande variedade de fórmulas matemáticas, financeiras, trigonométricas, etc.

Seja qual for o seu negócio, muito provável que você tenha pelo menos que prever os custos operacionais das suas atividades e tarefas. E olha o Excel para negócios aparecendo mais uma vez…

O que antigamente, era feito com calculadora, papel e altos índices de erros, pode ser rapidamente automatizado, reduzindo a incidência de imprecisões e aumentando a confiabilidade das informações.

Função 4: Gráficos/Tabelas Dinâmicas

Nos negócios, nem todas as informações e dados são interessantes e relevantes ao mesmo tempo, mas isso não quer dizer que é necessário descartar o que não é utilizado em determinado período.

Para resolver essa questão, o Excel permite a elaboração de gráficos/tabelas dinâmicas, ou seja, que a partir dos filtros, mostram-se os resultados que se deseja analisar.

Isso ajuda muito nos controles, uma vez que você pode elaborar um único documento que será rapidamente adaptado conforme necessidade.

Função 5: Análises quantitativas e qualitativas

Outra função importante do Excel para negócios é a possibilidade de fazer análises quantitativas e qualitativas dos dados, informações e indicadores gerados. Isso porque a ferramenta oferece diversas funções, como linhas de tendência dos gráficos, funções de destaque e evidência, estudos de viabilidade, etc. Para se manter atualizado e competitivo no mercado, é superimportante que se entenda as funções e aplicações do Excel para negócios. Se ainda tiver qualquer dúvida ou interesse em saber algo mais, entre em contato com a gente.