Para um desenhista projetista se destacar no mercado de trabalho e ter alta demanda pelos seus serviços é necessário que ele possua alguns diferenciais.

Ter uma formação na área é essencial, mas isso não é suficiente hoje em dia. Ter um bom relacionamento com os clientes e conseguir apresentar projetos bem elaborados pode ajudar bastante na carreira.

Um software que auxilia é o AutoCAD, afinal essa é uma ferramenta voltada ao trabalho desse profissional e que facilita os projetos. Conheça alguns dos motivos para agregar esse conhecimento a sua profissão:

1. Compatibilidade com a maioria dos softwares

O desenhista projetista que busca desenvolver os melhores projetos já trabalha com o AutoCAD, porém isso nem sempre ocorre com os seus clientes. É comum que cada um deles trabalhe com ferramentas próprias ou recursos que não sejam tão elaborados.

Uma das vantagens desse software é que ele é compatível com quase todos os outros do mercado. Importar e exportar arquivos pode ser feito sem dificuldade em diferentes dispositivos, até mesmo nos que não possuem o AutoCAD instalado.

2. Possibilidade de realizar projetos em 2D e 3D

Cada projeto necessita de um tipo de apresentação, os que são usados para máquinas, por exemplo, costumam ser em 2D. Isso se faz necessário devido à riqueza de detalhes para o desenvolvimento de uma peça.

Já quando os projetos são mais visuais, como é o caso do design de produtos, o mais indicado é o uso do 3D por permitir uma visão mais próxima da final.

O desenhista projetista, sabendo trabalhar com as versões em 2D e 3D, tem a possibilidade de conseguir fazer projetos que atendam necessidades específicas.

3. Agilidade ao fazer e comparar projetos

O AutoCAD é uma ferramenta de uso fácil e que permite economizar tempo ao realizar projetos. Dessa forma, o projetista se tornará mais ágil para finalizar um trabalho com boa qualidade.

Outro ponto é que as versões mais recentes do software contam com uma ferramenta de comparação. Ela permite sobrepor imagens bidimensionais apontando as diferenças e facilitando os ajustes e mudanças necessárias.

Leia mais:Autocad: O que é?

4. Possibilidade de atuar em diferentes áreas

O desenhista projetista pode atuar em diversos segmentos do mercado, como moveleiro, indústrias, construção e muitos outros. Cada um deles pode até utilizar softwares específicos, mas o AutoCAD está presente em todos eles.

Tendo o domínio das ferramentas é mais fácil se tornar um profissional versátil com conhecimento para atuar em diferentes setores.

5. Flexibilidade como desenhista projetista

Há uma falta de profissionais que atuem como desenhista projetista, isso tem feito com que arquitetos e engenheiros acabem exercendo essa função. A boa notícia para quem deseja trabalhar na área é que existem vagas e bons profissionais podem negociar o salário.

Leia mais:Oportunidade de trabalho: Está perdendo boas propostas?

Para quem busca um pouco mais de flexibilidade e não gosta de rotina pode atuar como freelancer. Ao construir uma rede de contatos e realizar um bom trabalho, poderá determinar o seu ritmo e o quanto ganhará.

O desenhista projetista é um profissional que pouco se ouve falar devido à falta de pessoas capacitadas. Se deseja atuar na área, saiba que terá boas oportunidades, principalmente se conhecer sobre AutoCAD e demais ferramentas que podem agregar valor ao trabalho.

O primeiro passo é fazer um curso de AutoCAD. Aproveite para conhecer mais sobre os conteúdos ensinados durante a capacitação.