Se está buscando uma oportunidade de trabalho e observa os requisitos das vagas, poderá notar que boa parte delas exigem um curso básico de Excel.

Dependendo da vaga e do nível profissional, ela pede um domínio intermediário ou avançado. Para chegar a esse grau de conhecimento é preciso começar com os conceitos básicos e depois se aprofundar.

Se não deseja mais perder as oportunidades por não conhecer uma das ferramentas mais usadas no meio empresarial, se capacite. Veja o que poderá aprender no curso básico de Excel.

Leia também: Oportunidade de trabalho: Está perdendo boas propostas?

Conceitos do Excel

Quem está começando a conhecer o software precisa entender os conceitos básicos, nomenclaturas e as finalidades. Essas informações são passadas logo no início para que o aluno possa se ambientar e conseguir absorver os próximos ensinamentos.

Dados da planilha

Para começar a usar a ferramenta no curso básico de Excel, o primeiro passo é descobrir como inserir os dados na planilha, como eles podem ser formatados, alterar data, hora, cores e outros. Nessa etapa também é ensinado de que maneira localizar determinado dado, copiar, colar e substituir as informações.

Formatações

Para que sua planilha tenha um visual único, será preciso fazer algumas formações. Nessa etapa do conhecimento descobrirá como inserir as linhas e colunas, incluir bordas, fazer sombreamentos e algumas outras informações relacionadas.

Funções e fórmulas básicas

Um dos motivos pelos quais o curso básico de Excel é exigido pelo mercado de trabalho é pelo fato de agilizar parte das tarefas. Com as informações nas tabelas é possível fazer contas como encontrar a soma dos valores, média e contar células. 

Essas funções são feitas por meio de fórmulas para que tudo fique automatizado e muitas delas serão ensinadas no curso.

Gráficos

Os gráficos são gerados a partir das planilhas e podem ser muito úteis em apresentações de resultados, pois, tornam tudo visualmente mais agradável.

Será possível aprender quais são os tipos de gráficos existentes, quando usar cada um deles e como elaborar.

Formatação condicional

A formatação condicional permite que se destaque determinadas células na planilha utilizando critérios pré-selecionados. Com ela fica muito mais fácil de identificar padrões e tendências sem precisar analisar um a um já que podem ser sinalizados por meio de cores.

Curso básico de Excel: o que saberei fazer ao me formar?

Esses são apenas alguns dos conteúdos ensinados em um curso básico de Excel. Mesmo quem ainda não possui conhecimento dessa ferramenta, pode perceber que é bastante útil.

Ao concluir o curso conseguirá ter um domínio básico do Excel e colocar essa informação no seu currículo. Sendo assim, poderá realizar diversas funções administrativas como controle de custos, acompanhamento de dados e indicadores, gestão de estoque e outros.

Para demonstrar o seu desempenho, poderá apresentar os resultados dos seus acompanhamentos feitos na planilha por meio de gráficos.

Com certeza, isso te dará um destaque como profissional, afinal, as empresas querem quem saiba lidar com essa ferramenta. Agora que já sabe o que poderá aprender no curso básico de Excel, não perca mais tempo! Procure uma escola que te faça aprender bem em pouco tempo, assim poderá melhorar o seu currículo e concorrer a boas oportunidades de emprego.