Uma das grandes preocupações das pessoas economicamente ativas é como manter a competitividade no mercado de trabalho, tendo em vista que, de acordo com uma pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de setembro de 2019, a taxa de desemprego no Brasil é de 11,8%, que representa 12,5 milhões de pessoas.

Sabendo desse dado, quem está ingressando no mercado de trabalho ou buscando uma recolocação precisa se diferenciar para garantir uma boa oportunidade profissional. A questão é como fazer isso.

Dicas para manter a competitividade no mercado de trabalho

A concorrência por uma vaga é cada vez maior, mas não é apenas isso que tira a oportunidade das pessoas conseguirem uma boa colocação. Existem alguns fatores que podem garantir a competitividade no mercado de trabalho e a conquista de um emprego. Veja quais são eles:

Conheça as tendências do mercado

É preciso sempre estar atento às necessidades do mercado, pois ele vive em constante transformação. Procure saber quais são os perfis que as empresas estão buscando, quais novas tecnologias estão surgindo e leia muito para acompanhar as mudanças.

Observe especialistas e publicações do setor para ser um dos primeiros a saber do assunto.

Mantenha-se atualizado

Não basta saber o que está acontecendo e ver tudo isso passar na sua frente sem fazer nada. Além de saber as novidades, é preciso que você aprenda sobre elas e as domine.

Se manter atualizado é saber das tendências e fazer cursos constantes para que não se torne um profissional obsoleto. Afinal, para garantir a competitividade no mercado de trabalho esse pode ser um grande diferencial.

Trabalhe o networking

Muitos profissionais cometem o erro de acreditar que o networking é conhecer muita gente e ter todas elas em sua lista. Isso, na verdade, são apenas contatos. É preciso criar com elas conexões, manter um relacionamento frequente com troca de informações, ideias e estreitamento de laços. 

Ao fazer isso, você divulgará o seu nome no mercado de trabalho e aumentará as chances de conseguir indicações.

Mantenha o foco

Não adianta “sair atirando para todos os lados”, é preciso ter um foco, saber por qual caminho deseja seguir e o objetivo que quer atingir.

Dessa forma, você poderá se especializar e se destacar como um profissional altamente capacitado, em vez de ser um generalista e com muitos concorrentes no mesmo nível.

Leia também: Por que você deve ter domínio do Excel avançado?

Aprenda a se comunicar

A comunicação é um fator fundamental para se posicionar no mercado de trabalho e isso pode começar com um currículo que destaque as suas qualidades e chame a atenção dos recrutadores.

Pessoalmente é preciso transmitir segurança, deixar que as pessoas percebam pela sua fala que é responsável, possui conhecimento e se dedica. Esses são atributos que todas as empresas gostariam que seus colaboradores tivessem.

A competitividade no mercado de trabalho está bastante acirrada, mas os profissionais que se preparam e sabem qual caminho querem trilhar acabam levando vantagem sobre os demais. Para eles, as oportunidades surgem. Afinal, encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil.