O Autocad é um software para computador que foi criado em 1982 pela Autodesk. Inicialmente foi desenvolvido para rodar em diferentes sistemas operacionais como DOS e Unix, sendo esse um dos motivos que o tornou popular e um dos primeiros softwares desse estilo  a rodar em computadores pessoais. Com o passar dos anos se transformou e atualmente funciona apenas no Windows.

O seu foco inicial foi desenho técnico e peças industriais, porém a cada nova versão lançada seus recursos eram ampliados. Hoje ele é utilizado por diferentes áreas nas mais variadas atividades.

Esse programa pode ser usado na criação de projetos em 2D e 3D, pois garante um alto grau de precisão nos desenhos.

Por conseguir desenvolver projetos em 3D, permite que se tenha uma visão espacial da peça antes de ser executada e que sejam feitos ajustes. Para as empresas, essa é uma maneira de economizar dinheiro e que faz com que o Autocad seja amplamente utilizado.

Quais as funções do Autocad?

O Autocad apresenta muitos recursos e por esse motivo acaba sendo adotado por várias áreas. Dentre os recursos apresentados está a possibilidade de elaborar projetos em 3D com detalhes e movimentá-los em diversas posições a fim de oferecer uma visualização completa em diferentes ângulos.

O software permite que sejam realizadas mudanças nos projetos sem que haja necessidade de redesenhar por completo, ele incorpora as modificações sem perder todo o trabalho já realizado.

Para completar as vantagens, é possível que os projetos em 2D sejam documentos abrangentes e permite que algumas funções sejam personalizadas para melhor adaptação ao estilo de trabalho de cada indivíduo. 

Leia mais: Dificuldade para aprender o Autocad na faculdade?

Quais profissões usam o Autocad?

O Autocad é utilizado por diferentes profissionais que desejam criar os seus projetos e apresentar para os clientes de maneira que a sua visualização seja fácil.

Nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, o software possibilita que seja feito o projeto de toda a construção com detalhamento técnico. Ele também pode ser usado para complementar as plantas com a inserção da parte elétrica e hidráulica do projeto.

As engenharias navais, mecânicas e automobilísticas contam com esse software para fazer o desenho de peças e equipamentos que serão utilizados.

Para quem trabalha com design de interiores pode utilizá-lo para fazer a planta baixa do que será inserido nos ambientes.

Leia mais: 8 motivos para escolher a Digicad

Quais as vantagens em usar o Autocad?

Existem alguns motivos para que esse seja o software mais utilizado no mercado de trabalho e mais bem-aceito para criar projetos e desenhos:

  • Possibilidade de desenhar rapidamente com apenas alguns comandos
  • Redução do tempo gasto nos projetos
  • Garantia de que as escalas fiquem no tamanho correto
  • Possibilidade de recuperar o que já foi feito em caso de erro sistêmico
  • Custo baixo de investimento
  • Criação de um diferencial entre os profissionais que dominam a ferramenta

O Autocad é um software que proporciona várias possibilidades e permite um diferencial nos projetos. Contudo o seu uso exige conhecimento da ferramenta. Os profissionais que desejam adotá-la devem fazer um curso de capacitação.