O AutoCAD 2021 traz algumas novidades que prometem melhorar o resultado dos projetos feitos por engenheiros, arquitetos, projetistas e muitos outros profissionais.

O software já passou por algumas mudanças desde que foi criado, como a inclusão de desenhos em 3D. Agora ele traz algumas outras novidades, confira quais são elas:

Interface do AutoCAD 2021

Há uma pequena mudança na interface. A área de trabalho que antes possuía um tom grafite agora tem um azulado escuro. Para os desatentos isso é quase imperceptível, já a barra com os botões não sofreu alteração.

Quick measure

Essa é uma ferramenta que após ser ativada exibe a área e perímetro de um determinado espaço. Basta passar o mouse sobre o local que as informações são exibidas. No caso de ser uma área fechada, é só manter o botão do mouse pressionado. 

Apesar de ser bastante útil, ela tem um problema. Em áreas fechadas que exigem, por exemplo, portas com o arco aberto, esse espaço acaba sendo desconsiderado.

Trim

O AutoCAD 2021 traz uma pequena mudança na função Trim. Antes era preciso ativar a função e apertar “enter” para conseguir excluir as linhas indesejadas.

Agora ao ativar o comando ele entenderá automaticamente que você deseja excluir alguma linha e não exige mais que se aperte o “enter”. O recurso ficou mais fácil, mas pode causar estranhamento no começo.

Blocos

A aba onde ficam os blocos, antes chamada de “Other drawing”, na versão do AutoCAD 2021 é nomeada de “Libraries”.

Agora é possível salvar as pastas nas quais você adiciona os seus blocos e elas estarão disponíveis para outros projetos. Ao adicionar a pasta, as informações ficarão disponíveis de forma organizada, o problema é que ela não pode ser excluída.

Outro recurso que foi incluído é para quem usa armazenamento em nuvem. Ele permite a exibição de blocos usados em outros dispositivos.

Xref Compare

Esse é um recurso bastante importante para que se consiga visualizar rapidamente as alterações nos projetos do AutoCAD 2021.

Sempre que um projeto for modificado será enviada uma notificação com um link para clicar, ao fazer isso o Xref Compare será ativado.

Por meio de cores e ícones será possível identificar as mudanças. Esses símbolos podem ser encontrados em um painel no centro da área de trabalho, após a ativação da ferramenta.

Dessa forma, se outra pessoa alterar um projeto conseguirá identificar rapidamente o que foi feito nele.

Leia também: 5 motivos para um desenhista projetista aprender AutoCAD

Quebrar objetos em ponto

Se deseja transformar um objeto (linha, polilinha ou arco) em dois basta usar o comando QUEBRAREMPONTO no AutoCAD 2021. A novidade é que essa ação pode ser repetida com o uso do “enter” para enviar o comando.

Aprimoramento de gráfico e desempenho com o AutoCAD 2021

Foram feitas melhorias em relação aos gráficos em 2D, mais especificamente do Zoom e do pan. Além disso, o tempo de gravação e instalação diminuiu deixando essas tarefas mais rápidas.

Como as mudanças nesses casos foram sutis, dificilmente serão percebidas se não forem combinadas com um computador de desempenho superior.

É possível perceber que o AutoCAD 2021 trouxe algumas mudanças e quem está há algum tempo sem mexer com esse software precisa se atualizar. Quem ainda não possui conhecimento, tem a oportunidade de aprender com a última versão disponível.

Aproveite que saiu a nova versão do AutoCAD 2021 para fazer um curso e dar um up na sua carreira.