Toda a empresa deseja se manter competitiva e para isso deve se esforçar para aumentar desempenho dos colaboradores e atingir as metas. Porém não adianta apenas cobrar que os funcionários façam o que é necessário, e não oferecer um bom suporte.

Os resultados muitas vezes estão atrelados a incentivos, motivação e reconhecimento do trabalho e eles devem fazer parte da política organizacional. Se a ideia é conseguir cumprir todos os indicadores e ter bons profissionais, veja o que pode ser feito para aumentar desempenho.

Promova a qualidade de vida no trabalho

O ambiente deve ser adequado para que as pessoas se sintam confortáveis em trabalhar e não sejam oprimidas a todo o momento.

Proporcione um ambiente descontraído, no qual os colaboradores possam se expressar e dar suas opiniões, ofereça um espaço ou ações de relaxamento e lembre-se que as pessoas são o maior bem de uma empresa.

Aplique feedbacks para aumentar desempenho

O feedback é uma ferramenta essencial para que os funcionários conheçam os seus pontos fortes, os que precisam ser melhorados e permite que orientações sejam recebidas de maneira receptiva.

Para isso, é necessário tornar o feedback um momento de orientação no qual a pessoa saberá o que precisa melhorar e como pode fazer isso, mas também deve ter seus pontos positivos ressaltados para que não tenha o efeito contrário ao esperado.

Leia mais: Treinamento para colaboradores: 5 motivos para realizar

Invista na capacitação

O desempenho muitas vezes está relacionado ao conhecimento que se dispõe e quanto mais se conhece, mais fácil será de desenvolver as tarefas com mais qualidade.

Analise quais as deficiências dos funcionários que podem ser contornadas com investimento em treinamento e capacitação. Busque por cursos que possam suprir essa necessidade e que façam aumentar desempenho e melhorar os resultados.

Estabeleça metas claras

Para mensurar o desempenho, é preciso ter metas claras, em que todos consigam entender e que possam ser traduzidas em números para acompanhamento.

Defina resultados possíveis de se alcançar, explique cada um deles para a equipe e oriente como chegar a eles. Com os profissionais capacitados e entendendo qual caminho trilhar, as metas são alcançadas e podem ser aumentadas frequentemente, isso impacta a produtividade que começa a apresentar evolução.

Incentive a criatividade

Estimule os colaboradores a pensarem diferente, a proporem soluções para os problemas e se envolverem com o cotidiano da empresa.

Ao fazer isso, verá que surgem métodos de trabalhos altamente eficazes, sugestões que agregam valor e as pessoas percebem que são valorizadas e ouvidas, o que as tornam mais motivadas.

Leia mais: Conheça os diferenciais da Digicad

Reconheça e ofereça recompensas

As pessoas desempenham o seu trabalho esperando reconhecimento e se deseja aumentar desempenho da equipe é preciso entregar isso.

Sempre que um bom trabalho for desenvolvido elogie a pessoa ou demonstre isso de alguma maneira como em um e-mail, cartaz ou comentário em uma reunião. Além disso, estabeleça algumas recompensas por metas atingidas, estas podem ser entregues em dinheiro como bonificação, brindes e outros.

Existem muitas estratégias que podem ser usadas para aumentar desempenho dos colaboradores e ao adotar algumas delas já é possível perceber os resultados em pouco tempo.