Quando se fala em ensino a distância é comum as pessoas imaginarem alguém na frente de um computador quase dormindo após ler um monte de textos ou ver vídeos cansativos. Outra cena que pode vir à mente é alguém fingindo que está assistindo uma aula ao vivo sendo que, na verdade, está jogando.

Quando se conhece as diferenças do ensino a distância, essa imagem pode mudar muito, afinal com uma interação em tempo real é bem difícil disfarçar interesse ou ficar cansado. Entretanto, com aulas gravadas é possível que essas e outras situações, como deixar o cachorro na frente do monitor enquanto o vídeo passa, aconteçam.

Para que você não fique com a sensação de que não é possível aprender sem estar fisicamente no mesmo ambiente que o professor, conheça a diferença entre aula ao vivo e EAD.

Aula ao vivo x aula gravada

Na aula ao vivo o professor está ensinando o conteúdo naquele exato momento. É como se ele estivesse na sala de aula, com a diferença que o contato ocorre por meio de uma câmera e um computador. É possível que o professor responda às dúvidas dos alunos no momento em que elas surgirem e que os alunos interajam.

Na aula gravada do EAD, que foi preparada há algum tempo, a pessoa apenas vai ver um vídeo com o qual não pode interagir.

Professor da matéria x tutor

Com a aula online, todas as dúvidas e orientações ao estudante são feitas pelo próprio professor. Isso permite que ele entenda as necessidades de cada aluno e consiga prestar um suporte personalizado.

Já no EAD, o tutor é quem responde aos questionamentos de maneira padronizada e muitas vezes sem conhecer detalhadamente o assunto que foi ministrado na aula. Isso acontece porque o tutor funciona como um apoio do professor.

Conteúdo personalizado x material padrão

O desenvolvimento de todo o material do curso com aula ao vivo é centrado na mão de um profissional. Dessa forma, é possível montar as aulas conforme a necessidade de cada turma e existe certa liberdade para atualizar os materiais, desde que se cumpra com algumas exigências.

O material padrão costuma ser utilizado no ensino a distância EAD. Logo, turmas com diferentes perfis e necessidade terão acesso ao mesmo conteúdo, que muitas vezes pode ser usado por anos sem que haja revisão.

Leia também: Cursos online com certificado: Como escolher a escola certa?

Informações atualizadas x obsoletas

Receber as novidades assim que elas acontecem é uma possibilidade da aula ao vivo, pois o professor está falando sobre um assunto em tempo real. Por exemplo, se um software utilizado pela turma tem uma nova versão lançada pela manhã, à tarde isso já poderá ser informado no curso.

Por outro lado, o EAD, por ter todo o conteúdo gravado, normalmente antes de iniciar o curso, traz informações obsoletas e que muitas vezes não são corrigidas ou atualizadas de outra maneira. Cabe aos alunos ficar pesquisando sem ter o suporte de um profissional, isso pode resultar em um conhecimento inferior ao final do curso.

A aula ao vivo é mais interessante se comparada ao EAD, pois permite uma aprendizagem mais completa, interativa e atualizada. Para quem deseja estudar à distância é importante levar essas informações em consideração antes de escolher um curso.