Ainda existem mitos sobre as aulas online e isso é uma coisa comum de acontecer, principalmente no que diz respeito ao que é novo e desconhecido por muitos.

Faz parte da evolução buscar novos meios de aprendizagem e se quer fazer parte do grupo que obtém primeiro as conquistas, veja que é possível aprender a distância e quais são as vantagens.

1. Aprender com aulas online é possível

Existe o mito de que é preciso estar presente em uma sala de aula para apender, entretanto, a prática comprova o contrário.

A confirmação disso são os resultados do Enad 2018, segundo os resultados, os cursos superiores à distância alcançaram uma nota melhor do que os cursos presenciais. Dos cursos que conseguiram obter 5 estrelas, 2,7% tem aulas online contra 1,6% que são presenciais.

2. Desenvolver o seu próprio cronograma de estudos

Uma das vantagens da aula online é poder montar o seu próprio cronograma de estudos, uma vez que somente as transmissões ao vivo possuem hora para ocorrer.

O horário de estudo de cada conteúdo e até mesmo onde estará para assistir ao professor, pode ser elaborado de acordo com a sua rotina e organização.

Leia mais:7 dicas de como estudar em casa

3. Interagir com colegas e professor

As aulas online são feitas com transmissão ao vivo, isso significa que no momento você, professor e colegas de turma estão conectados.

É possível interagir com todos eles enquanto ocorrem as transmissões, fazendo comentário e questionamentos que todos podem visualizar. As conversas podem continuar mesmo após o fim da aula, pois, existem recursos tecnológicos que permitem isso, em nenhum momento o aluno estará sozinho.

4. Mudar de carreira com facilidade

Um dos grandes problemas que profissionais insatisfeitos enfrentam é a falta de tempo para aprender algo novo e mudar de carreira.

As aulas online conseguem superar essa barreira porque não exigem tanto tempo como os cursos presenciais, não é preciso se deslocar até a escola para aprender, o que já pode render algumas horas de sobra ao final do mês.

Além disso, é possível encontrar cursos de curta duração que são intensivos para quem deseja aprender no menor tempo possível. Com o novo conhecimento poderá investir em outras profissões.

5. Garantir que é um profissional moderno e flexível

A tecnologia e inovação está presente no cotidiano e quem não sabe lidar com ambas, fica ultrapassado.

Ao ter aulas online fica evidente que é uma pessoa que está aberta as novidades e se adapta a elas, e isso demonstra um pouco do lado profissional. As empresas querem colaboradores flexíveis, que consigam se adaptar ao novo, e isso você demonstra que consegue ao estudar com aulas ao vivo. 

Como garantir o aprendizado com a aula online

Para que possa tirar o máximo proveito das aulas online, veja como se organizar e o que fazer.

  • Monte um cronograma de estudos
  • Escolha um curso que realmente é do seu interesse
  • Buque por uma escola que seja especializada no ensino e tenha bons professores
  • Peça ajuda sempre que tiver dúvidas
  • Tenha foco quando assistir às aulas
  • Coloque em prática o seu aprendizado

Agora o mito de que as aulas online não ensinam foi derrubado, o próximo passo é conhecer mais sobre o assunto e assim escolher um curso que pode ajudar na sua profissão.