Você já ouviu falar ou, quem sabe, pensa que colaboradores bem capacitados tendem a procurar outras oportunidades de trabalho? Se a sua resposta for “sim”, saiba que o que ocorre é justamente o contrário. Quando uma empresa investe em treinamentos e cursos para seus funcionários, o ambiente fica mais fortalecido e agradável, o que maximiza a lealdade do colaborador com a organização onde está atuando.

Se você é gestor de uma empresa ou atua no setor de recursos humanos, lembre-se sempre: contratar alguém é financeiramente mais caro do que manter uma pessoa que já está atuando no negócio e conhece seu universo (mesmo levando em consideração que você invista em treinamentos e cursos para retê-lo).

Para você entender todo o potencial que a capacitação de talentos tem, listamos abaixo os pontos mais significativos.  

1 – Contribui para o planejamento de sucessão

Oferecer treinamentos e cursos contínuos é a peça-chave para o planejamento de sucessão, aumentando o número de colaboradores experientes e capazes de assumir um cargo sênior e de liderança. Na prática, aumentar o número de talentos capacitados reduz o risco inerente de haver funcionários vistos como “insubstituíveis” deixando a organização.

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2- Maximiza o valor do colaborador

As capacitações podem ser usadas para aperfeiçoar habilidades. Isso permite ampliar o conhecimento, gerando mais especialistas dentro de uma área. Os treinamentos e cursos também são vistos sob a perspectiva de criar profissionais multitarefa. Colaboradores com uma série de habilidades podem executar uma variedade de atividades e ter uma transição mais tranquila para outras funções dentro da empresa.

3 – Reduz a taxa de turnover

O turnover, que se refere à rotatividade de pessoas em uma organização, é um dos pontos que mais preocupa a área de recursos humanos. Investir no desenvolvimento dos colaboradores é capaz de reduzir uma alta taxa de turnover, pois eles enxergam, nessa iniciativa, a possibilidade de crescimento dentro da organização e não se sentem tentados a buscar oportunidades em outra empresa.

Além do mais, quando os colaboradores sentem que estão contribuindo para o negócio, nasce um sentimento de valor e autoestima. Nesse sentido, os treinamentos e cursos estão entre as melhores maneiras de fazer com que as pessoas se tornem mais confiantes e satisfeitas com o que estão oferecendo diariamente para a empresa.

Converse com seus colaboradores antes de investir em treinamentos e cursos

Antes de decidir sobre quais treinamentos e cursos oferecer aos profissionais, é bem importante separar um tempo para identificar quais são as habilidades relevantes para cada função. Esse exercício contribui para identificar lacunas que podem ser preenchidas com treinamentos.

Em meio a isso, é importante criar uma atmosfera de confiança e empolgação na empresa. Para isso, vale informar aos colaboradores quais cursos estão disponíveis e que a empresa optou por investir nisso para estimular talentos e desenvolver habilidades. Mostre que a iniciativa é uma oportunidade, não um trabalho extra. Algo que também pode contribuir para isso é permitir que os profissionais escolham uma área para se capacitar, não somente aquelas designadas para a função em que atuam.  

Percebeu como os treinamentos e cursos são ferramentas decisivas para ter trabalhadores cada vez mais experientes e comprometidos com o negócio? Se você ficou animado com essa perspectiva, aproveite para conversar com os consultores da Digicad Treinamento em Tecnologia e conhecer os cursos voltados para empresas.