No atual cenário de desemprego no país, se destacar entre as centenas de candidatos disponíveis no mercado de trabalho pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. Mas, há maneiras fáceis, baratas e eficientes de fazer isso sem perder a qualidade. Hoje, falaremos sobre os cursos mais procurados no mercado de trabalho.

A sua formação é um diferencial

Algumas das coisas que mais chamam a atenção dos empregadores são a formação e o perfil dos candidatos em acordo com o que se espera e deseja para a vaga. Mas isso pode não ser suficiente para decidir por um candidato ou outro.

Nesse contexto, ter alguma formação extra de acordo com as principais exigências do mercado pode ser um grande diferencial no momento da decisão do recrutador.

Cursos mais procurados no mercado de trabalho

Alguns dos cursos mais procurados no mercado de trabalho atualmente são o Excel e o Autocad, por serem versáteis, terem ampla aplicação em diversos setores e serem de fácil entendimento e domínio.

Você sabe que ferramentas são essas e o que elas fazem? Não? Então, não se preocupe, nós te explicamos.

Excel:

Um dos cursos mais procurados no mercado de trabalho, o Excel possui uma grande variedade de funções.

Desde a formação de banco de dados de forma leve até a elaboração de relatórios complexos e completos. O Excel facilita ainda o vínculo entre informações e o cálculo de fórmulas matemáticas e financeiras de forma clara.

Essa ferramenta permite ainda o conhecimento prévio e básico de outros modelos de softwares mais evoluídos. Além disso, mesmo em empresas que já investiram em ferramentas mais modernas, a utilização do Excel ainda é muito abrangente e explorada.

Leia também: Excel para negócios: Ganhando relevância no mercado de trabalho

Dominar algumas funções do Excel tais como gráficos dinâmicos, fórmulas de busca, macros, VBA, etc., pode ser um diferencial e trazer visibilidade para todo profissional.

Muitas pessoas acreditam que o Excel já se tornou uma ferramenta obsoleta e um curso desnecessário para um profissional de alta performance. Porém, é bom saber que ele ocupa o topo da lista de cursos mais procurados no mercado de trabalho.

Conhecer, entender e dominar o maior número de funções disponíveis na ferramenta se tornou essencial ao mercado.

AutoCAD:

Também faz parte do grupo dos cursos mais procurados no mercado de trabalho, o AutoCAD. Uma ferramenta que permite a criação e visualização de projetos em forma de desenhos técnicos, com anotações específicas, como cálculos, arquitetura e plantas. Ainda possibilita uma projeção do projeto finalizado.

A ferramenta é uma das mais utilizadas e procuradas por muitas empresas, pois ainda permite a elaboração e controle de diagramas, perspectivas e acompanhamento de uma variedade de projetos.

Muito conhecido e explorado, principalmente, por setores e empresas direcionados a projetos civis, de arquitetura, mecânica, elétrica e de TI, o AutoCAD permite ações de visualização em 2D e 3D, projeções, medidas e inspeções.

Mantenha-se atualizado

Esses dois cursos que são bastante procurados pelo mercado de trabalho podem alavancar sua carreira e seu perfil profissional. Contudo, não se limite aos ensinamentos básicos dessas ferramentas.

Manter-se atualizado quanto às funções e funcionalidades desses softwares, é essencial para garantir a visibilidade e a competitividade no mercado de trabalho.

Atualmente, existem disponíveis diversos cursos online a baixo custo de ambas as ferramentas, proporcionando agilidade e qualidade para diversos profissionais.

Leia também: Oportunidade de trabalho: Está perdendo boas propostas?

Todavia, é preciso pesquisar bastante para não cair em fraudes e investir tempo e recursos financeiros em algo que não agregará valor efetivo à sua carreira.

Opte pela qualidade e qualificação do curso que escolher. Tente, por um momento, se colocar no lugar do recrutador e pensar como ele (a) pensaria caso estivesse com o seu currículo nas mãos.