Ter conhecimento em informática é essencial para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, entretanto, alguns softwares demandam um conhecimento mais específico para quem busca uma melhor colocação. O Excel avançado é um deles e está sendo cada vez mais exigido em diferentes funções.

O que ocorre é que boa parte das pessoas conhecem as funções básicas, mas isso não basta para desenvolver diferentes tarefas. Veja como ter o domínio dessa ferramenta ao nível avançado pode ajudar.

Ter um diferencial no mercado de trabalho

Demonstrar que você conhece a fundo um software já faz com que saia na frente dos demais candidatos, pois as empresas valorizam e precisam de colaboradores que não fiquem apenas no conhecimento superficial – são eles que encontrarão soluções diferenciadas. Esse também pode ser um bom motivo para conseguir um salário maior e garantir melhores ganhos.

Excel avançado: Ganhar agilidade com os dados

Muitas das decisões tomadas pelas empresas são baseadas em dados e números obtidos de diferentes fontes. Com o Excel avançado é possível consolidar e montar representações gráficas que serão usadas para nortear as decisões da empresa.

Quanto mais rápido esses dados forem trabalhados, mais as decisões poderão ocorrer prontamente e os problemas serão solucionados antes que se tornem maiores.

Automatizar parte dos dados

Apesar de ser uma planilha, com o uso de fórmulas e conhecimento em VBA, é possível garantir que muitas das atualizações e ações sejam feitas de forma automática apenas ao alterar um dos dados de origem.

Dessa forma se consegue informações atualizadas rapidamente e os erros humanos são minimizados, uma vez que não é preciso mexer em muitos dados.

Leia também: Como criar gráficos no Excel?

Utilizar o conhecimento em diferentes áreas

Não importa se trabalhará no financeiro, vendas, produção, estoque, RH ou outra área, o Excel avançado possui uma linguagem universal utilizada em praticamente todas elas e em boa parte das empresas. Isso significa que o seu conhecimento avançado poderá ser utilizado em diferentes áreas, aumentando as chances de conseguir uma colocação ou promoção.

Dominar um software que não acabará tão cedo

Atualmente, mesmo havendo um grande número de banco de dados, o Excel ainda é a planilha preferida por muitas empresas para transformar informações em números, isso porque não exige conhecimento em programação e se torna mais acessível aos usuários.

Mediante essa informação, o software deve continuar a ser muito utilizado por um longo período e não deve cair em desuso tão cedo, uma vez que ainda não existe nada que o substitua.

Conhecer uma ferramenta leve e portátil como o Excel avançado

O problema de muitos aplicativos e sistemas é que não estão instalados na maioria dos computadores, e enviar qualquer informação deles pode ser bastante difícil devido ao excesso de dados que faz com que fique pesado.

Com o Excel avançado não haverá esse problema, pois a maioria dos computadores com Windows possui o pacote Office instalado, e como uma planilha é bastante leve, ela pode ser enviada por e-mail ou aplicativos, isso faz com que seu uso seja cada vez mais comum.

Dominar o Excel avançado abre portas e torna qualquer pessoa um profissional mais capacitado e versátil. Essa ferramenta que antes era um diferencial se faz cada vez mais necessária para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

Para garantir bons conhecimentos e domínio da ferramenta, aposte no curso de Excel avançado da Digicad que tem garantia de aprendizado, reciclagem e plantão de dúvidas.