Você já digitou o termo “vagas conhecimento Excel” em um buscador como o Google? Se a resposta for “não”, vamos adiantar que os números são impressionantes para oportunidade de trabalho.

Somente no site Manager, há mais de 14 mil vagas de emprego que exigem conhecimento em Excel. Para ter uma ideia, cursos de Excel são exigidos para cargos como: assistente comercial, analista de departamento pessoal, auxiliar de expedição, assistente contábil, gerente de vendas e analista de projetos.

Como é possível perceber, as funções são as mais variadas e esses são só alguns dos exemplos. No fim das contas, sabe o que isso quer dizer? Que é preciso estar em constante capacitação profissional para não correr o risco de perder uma boa oportunidade de emprego. E isso não envolve somente o conhecimento em Excel.

Vale analisar a carreira que você quer seguir ou crescer profissionalmente e, então, procurar cursos de capacitação profissional atrelados à ela. Afinal, em um mercado de trabalho tão competitivo, o diploma de nível superior não costuma ser o suficiente. Para te inspirar, listamos abaixo outros pontos positivos que os cursos podem trazer e que vão muito além de uma oportunidade de trabalho.

Manter-se atualizado

Metodologias e softwares estão em constante mudança. É um equívoco achar que aquilo que foi aprendido há cinco anos ainda esteja sendo usado da mesma maneira. A partir do momento que o profissional está disposto a participar de cursos e capacitações, um universo de novas possibilidades se abre. Isso vale também para quem já está empregado. Estar atualizado pode facilitar a rotina diária de trabalho, intensificar a produtividade e possibilitar o crescimento dentro da empresa onde atua.

Leia também: Quais são os cursos mais procurados no mercado de trabalho?

Sair da zona de conforto

Depois de concluir o ensino médio ou, até mesmo, um curso de nível superior, é bem frequente encontrar pessoas que se acomodam e não procuram novas opções de capacitação profissional. Matricular-se em um curso de aperfeiçoamento é uma forma de trazer novas responsabilidades à rotina, ganhar um estímulo para estudar e reorganizar o dia a dia para dar conta de tudo.

Redirecionar a carreira

Se a intenção é mudar de área de atuação, subir de cargo ou aumentar as oportunidades de trabalho, um curso de curta duração é capaz de gerar resultados em um curto período de tempo. Enquanto muitas pessoas acham necessário iniciar uma nova graduação, isso nem sempre é necessário. Outro ponto positivo é que os cursos profissionalizantes tendem a ser financeiramente mais em conta.

Oportunidade de trabalho? Amplie a sua rede de contatos

Sabe como uma oportunidade de trabalho pode surgir? Justamente a partir de um curso de capacitação. Afinal, é o local ideal para conhecer pessoas com objetivos semelhantes e, a partir da troca de conhecimento e experiências, identificar possibilidades de parcerias e vagas em empresas.  

E então, você já tinha parado para pensar que as oportunidades de trabalho perdidas podem ter relação direta com a falta de conhecimento e experiência técnica? Por isso, aproveite para conferir os cursos profissionalizantes de tecnologia e gestão ofertados pela Digicad e que estão entre os mais pedidos no mercado de trabalho. Eles podem ser decisivos para a sua carreira.