Com cerca de 13 milhões de desempregados no país e outros milhões de brasileiros se esforçando para continuar no mercado de trabalho, as pessoas precisam inovar para conseguir se destacar no meio da multidão.

O problema é que a maioria não sai do comum, estuda até terminar o ensino médio ou a faculdade e passa a enviar currículos tentando encontrar o emprego dos sonhos. Mas para se destacar desse grande grupo é preciso buscar um diferencial.

Se a ideia é que o mercado de trabalho te note e assim consiga atingir os seus objetivos, veja como você pode conseguir isso:

1. Deixe a sua zona de conforto

Ficar na mesmice não fará com que se destaque no mercado de trabalho, por isso, busque por desafios. Aceite ou desenvolva um novo projeto, faça um curso que nunca imaginou, realize trabalhos voluntários entre outras diversas opções.

Tudo o que causar certo frio na barriga fará com que você busque resultados e se esforce para se dar bem.

2. Aprenda sempre

Com as constantes mudanças no mundo e na forma de trabalho, o conhecimento é um dos bens mais valiosos que alguém pode ter e o melhor, é ilimitado.

Por isso, faça cursos de atualização, participe de palestras e tenha um mentor que possa te ensinar. Quanto mais souber, mais poderá lidar com as diferentes situações que se apresentam e se sobressair em meio aos concorrentes.

3. Trabalhe em equipe

Esse é uma regra fundamental para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, afinal, as pessoas precisam umas das outras para realizar as tarefas.

Se comunicar com os demais e manter um bom clima para conseguir realizar o trabalho com maestria, por exemplo, pode ser um fator a seu favor. Quem não consegue trabalhar em equipe costuma ser excluído pelas empresas.

4. Invista no seu marketing pessoal dentro e fora do mercado de trabalho

O marketing pessoal é a forma como as pessoas te veem e essa visão precisa ser positiva. Então, você poderá conseguir isso de diferentes formas, como mostrando o seu conhecimento, mantendo um bom relacionamento, sendo prestativo e ajudando os outros.

Vale lembrar que a sua imagem está sendo desenvolvida a todo momento, por isso não deixe para tomar atitudes apenas no ambiente de trabalho. Em um passeio informal, é possível conhecer alguém que se impressionará com você e te ajudará a crescer no mercado de trabalho.

Leia também: Oportunidade de trabalho: Está perdendo boas propostas?

5. Seja engajado

Existe uma grande diferença entre o profissional envolvido e o engajado, seja o segundo. Dessa forma você não apenas estará disposto a vestir a camisa da empresa como a ajudará a resolver todos os problemas buscando soluções criativas para isso.

Uma pessoa engajada não conhece limites para fazer as coisas acontecerem e, por mais que haja problemas, nunca perde a motivação.

6. Esteja pronto para trabalhar

Empresas e gestores não têm muito tempo para ficar formando todos os profissionais, elas precisam que eles estejam preparados para assumir uma nova função.

Não é preciso saber todos os detalhes da tarefa, pois, cada empresa possui uma forma de trabalho. Entretanto, é preciso saber cumprir horários, se comportar adequadamente, usar vestimentas que conversem com a etiqueta da organização, se relacionar, se comunicar bem e prestar atenção aos prazos. Tenha o perfil comportamental que o mercado de trabalho espera de você.

É preciso colocar essas dicas em prática para se destacar no mercado de trabalho, pois, apenas conhecê-las não fará diferença. Por qual delas você pretende começar?