Maior caminhão elétrico do mundo não consome energia para recarregar

Por mais difícil que seja encontrar carros elétricos nas ruas, é possível achar esses modelos ecológicos em algumas concessionárias, porém, quando falamos de caminhões, a situação é outra.

Fabricar um caminhão elétrico não é uma tarefa fácil, uma vez que o motor acaba saindo caro demais e as baterias ocupam o valioso espaço das cargas. Porém, engenheiros suíços resolveram enfrentar esse problema, e criaram nada mais, nada menos, que o maior caminhão elétrico do mundo.

A máquina se trata de um off-road de singelas 58 toneladas, e que pode transportar até 65 toneladas de carga útil. Para se ter uma ideia, só a bateria já acresce um peso de 4,5 toneladas ao veículo (para se ter ideia, um carro de passeio não costuma passar dos 1.500kg).

Mas pasmem: existe algo que chame mais a atenção do que suas muitas toneladas. O caminhão não precisará fazer pausas para recarregar! Ele simplesmente irá se auto-recarregar com a energia regenerativa da frenagem. Isso será possível pois ele irá transportar calcário de uma área de mineração mais alta para uma usina de processamento mais baixa. Portanto, durante a descida, com bastante peso de carga, a frenagem será suficiente para recarregar as energias.

A carga de sua bateria será suficiente para fazer o trajeto de volta para a mina, uma vez que ele vai estar vazio (sem sua carga de calcário). Dessa forma, o eDumper (nome do caminhão) se torna um veículo om consumo zero de energia.

De acordo com as estimativas, a máquina irá transportar 300 mil toneladas de minério nos próximos dez anos, economizando 500 mil litros de diesel, e deixando de jogar 1.300 toneladas de CO2 na atmosfera.

No Comments Yet.

Leave a comment


Fatal error: Allowed memory size of 33554432 bytes exhausted (tried to allocate 50405856 bytes) in Unknown on line 0