Lean Manufacturing

Você conhece ou já ouviu falar sobre Lean Manufacturing? O novo curso da Digicad também é conhecido como Sistema Toyota de Produção, e pode ser definido como uma filosofia de gestão com foco em redução de desperdícios.

Eliminando os desperdícios, a qualidade aumenta, enquanto tempo e custo de produção diminuem. Processos contínuos de análise, produção e processos à prova de falhas são suas ferramentas.

Esse método foi desenvolvido por Taiichi Ohno, executivo da Toyota durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial, e é baseado na manufatura enxuta, e mesmo tendo sido desenvolvido para a produção de carros, pode ser adaptado para qualquer área dos negócios.

Os pontos-chave do Lean Manufacturing são: qualidade total imediata, minimização do desperdício, melhoria contínua, processos "pull", flexibilidade e construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores.

Basicamente, o Lean se importa com a obtenção de materiais corretos, no local e quantidade corretos, minimizando desperdícios, sendo flexível e aberto a mudanças.

O curso de Lean da Digicad tem como conteúdo:

Lean: origem e os 14 princípios da Toyota
5S e Gestão Visual
Kaizen: as várias maneiras
Os 7 + 3 desperdícios
VSM (Value Stream Mapping)
SMED (Setup Rápido)
MPT (Manutenção Produtiva Total)
Kanban, Abastecedores, Células em "U"
MASP (Métodos para Análise e Solução de Problemas) e A3
Evento Kaizen
Kamishibai (Auditoria Escalonada)

No Comments Yet.

Leave a comment