Entenda as diferenças entre pixel e vetor

Você já deve ter ouvido falar sobre pixel e vetor, mas pode não ter entendido muito bem como funcionam e o que são cada um. Neste texto, iremos explicar as principais diferenças entre ambos.

Pixels

A palavra pixel tem como origem a junção das palavras picture e element, que ao pé da letra, resultaria em algo como elemento de imagem. Ao visualizarmos uma imagem com bastante zoom, é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo.

Esses quadradinhos são os famosos pixels, que são definidos como pequenos quadrados, de diferentes cores, que juntos, formam uma imagem.

Vetores

São combinações matemáticas e geométricas entre a ligação de pontos e segmentos de linhas sobre um plano bidimensional. Complicado, né? Nem tanto!

O trabalho com vetores pode parecer bastante complexo, pois envolve matemática, porém, todos os cálculos necessários para desenvolver um trabalho em vetor, são criados automaticamente pelo próprio software. Assim, você só se preocupa com a parte artística.

A principal diferença entre ambos? Uma imagem composta por pixels, quando vista mais aproximada (com zoom), fica com os quadradinhos à mostra, passando assim uma sensação de baixa qualidade.

Já os vetores não perdem a qualidade, independente da quantidade de zoom, e do tamanho que a imagem será adaptada. Por não possuir “quadradinhos”, a imagem fica perfeita, sendo vista com ou sem proximidade.

Na Digicad, você pode dominar programas que trabalham das duas formas. Se quiser trabalhar com pixels, o Photoshop é perfeito para você. Caso opte pelos vetores, o CorelDRAW é a escolha ideal.

No Comments Yet.

Leave a comment