Entenda a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada

Certamente, ao pesquisar por um PC, você já deve ter visto modelos com placa de vídeo integrada e outros com placa de vídeo dedicada. Muitas pessoas não sabem a diferença de ambas, por isso, a gente te explica abaixo.

Antes de explicar a diferença, vamos deixar claro o que faz uma placa de vídeo: ela é a responsável pelos processos gráficos, que variam desde a imagem que você visualiza na tela até gráficos 3D de jogos.

Todos computadores possuem placa de vídeo, o que pode mudar é se ela é integrada ou dedicada. O que as distingue, é a performance que alcançam. No caso da placa integrada, é utilizado a memória RAM do PC para a execução das tarefas, assim, podendo deixar o computador lento, principalmente em jogos ou programas de edição de imagem.

Já a placa dedicada possui uma memória própria para executar as tarefas, deixando a RAM livre para ouras funções, assim, não deixando o computador lento. Se você quiser jogar um game mais "pesado", é provável que uma placa de vídeo dedicada seja necessária.

Basicamente, se quiser um computador para tarefas básicas, como acessar a internet, ver vídeos e até jogar games bem leves, uma placa integrada será suficiente, porém, se sua intenção for jogar os games modernos ou trabalhar com programas de imagem e vídeo, provavelmente uma placa dedicada seja necessária.

No Comments Yet.

Leave a comment