Diferença entre memória RAM e HD

Na hora de comprar um PC ou um smartphone, você já deve ter reparado que existem dois tipos de memórias, a RAM e a do disco rígido (HD). Ambas são importantíssimas para o funcionamento do aparelho, e devem ser levadas em consideração na hora de realizar a comprar do dispositivo. Mas e aí, você sabe a diferença entre elas?

A diferença entre ambas é bem simples, e a gente vai te explicar, pra você não ter mais dúvidas, e ajudar seus amigos que não sabem a distinção entre elas.

A memória RAM é a responsável pelo desempenho do aparelho. Ela que roda os programas, executa tarefas, abre e fecha aplicações, e determina a quantidade de processos que podem rodar ao mesmo tempo em seu dispositivo. Desta forma, ela que é a responsável pela “velocidade” do seu aparelho, e quanto mais memória RAM ele tiver, mais rápido você vai conseguir navegar pelos seus programas favoritos.

Já o HD é o responsável por armazenar os programas e arquivos em seu aparelho. Portanto, quando maior for sua memória, mais aplicativos, fotos, músicas, jogos, etc. você pode ter em seu dispositivo. Basicamente, tudo que você instalar em seu PC, note ou smartphone, vai ocupar um espaço no HD.

Embora sejam peças diferentes, na prática, ambas atuam juntas. Enquanto um programa fica armazenado no HD, para ele ser executado, a memória RAM vai ser ativada, fazendo tudo rodar normalmente.

Vale lembrar que a memória RAM sempre é muito menor que a do disco rígido. Um notebook, por exemplo, pode ter 500gb de HD, enquanto tem 4gb de RAM. Essa diferença é normal, pois cada uma atua de maneira diferente.

No Comments Yet.

Leave a comment