Conheça a primeira moto elétrica feita em uma impressora 3D

O mundo da impressão 3D está em constante avanço, e já se encontra num altíssimo patamar. Impressões 3D, hoje, não se resumem mais a um simples hobby, elas já estão revolucionando indústrias gigantescas, como é o caso da Nera, a primeira moto elétrica feita à partir de uma impressora 3D.

Responsável pelo desenvolvimento da moto, a empresa alemã BigRep afirma que tudo, com exceção das partes elétricas, como motor, conectores e bateria, foi feito com suas impressoras, inclusive acento e pneus.

Com um design arrojado e futurista, 1,90 m de comprimento e 0,90 m de altura, o protótipo tem como objetivo evidenciar as vantagens existentes em utilizar impressoras 3D nesse tipo de manufatura, portanto, provavelmente não será comercializado.

Para os mais técnicos: a moto é composta por filamentos ProFLEX, PLA, PETH e ProHT. Em sua produção, foram utilizadas cabeças de impressão de 0,6 a 1 mm, e a espessura das camadas que formam a motocicleta varia entre 0,4 e 0,6 mm. Para tudo isso ser feito, a BigRep utilizou uma impressora FDM 3D.

Para a Nera se movimentar, há um motor elétrico em sua roda traseira, além de uma bateria fixada no centro da motocicleta. Por incrível que pareça, apenas 15 componentes diferentes formam o corpo da moto.

Qual será o próximo passo das impressões 3D? Criar um avião, ou talvez um helicóptero? Em breve saberemos.

No Comments Yet.

Leave a comment