Como saber se um app é seguro antes de baixá-lo

Já deve ter passado por sua cabeça se o aplicativo que você estava baixando em seu dispositivo Android ou IOS era seguro. Nesse texto vamos dar umas dicas para evitar que você instale apps maliciosos, que prejudicarão de alguma forma seu smartphone ou suas informações pessoais.

Escolha apps populares: Sempre opte por aplicativos com bastante downloads. Apps mais novos e consequentemente com poucos downloads podem ter problemas ainda não identificados pelo Google ou Apple.

Verificar comentários: Os comentários de outros usuários são muito importantes, embora muitos sejam irrelevantes, dar uma conferida pode ser bastante útil. Dê sempre preferência a apps bem avaliados e fuja dos que têm reclamações excessivas.

Confira o desenvolvedor: Famosas marcas desenvolverão sempre aplicativos mais seguros e confiáveis, portanto dê sempre preferência aos aplicativos desenvolvidos por elas. Não deve-se fugir sempre dos aplicativos de desenvolvedores desconhecidos, mas deve haver um cuidado.

Aplicativos indicados: Tanto na Play Store quanto na App Store existem abas com aplicativos recomendados. Eles sempre serão confiáveis, assim como seus desenvolvedores.

Cuidado com as permissões excessivas: Aplicativos que pedem diversas permissões de acessos, como câmera, microfone, agenda de contatos, entre outros, devem sempre receber uma atenção. Um simples jogo, por exemplo, pedir para acessar sua câmera e microfone não faz sentido. Nesses casos, não libere o acesso, ou até mesmo exclua o app.

Utilize somente lojas oficiais: Com aparelhos Android, você tem a liberdade de fazer o que bem entender e baixar aplicativos de qualquer local, mas não é recomendado utilizar outras lojas e sites para fazer downloads. Utilize sempre a Google Play. Nesses sites/lojas paralelos, é muito provável que você baixe um aplicativo infectado, afinal, aplicativos rejeitados pela loja oficial, vão parar nas lojas paralelas.

Não “desbloqueie” seu aparelho: É muito comum que usuários Android façam root e os que utilizam iphone façam o famoso jailbreak. Com isso, conseguirão baixar aplicativos grátis, porém, a segurança do celular fica exposta, pois com o pirateamento, as defesas criadas pela fabricante perdem seu poder.

A Digicad preza pela segurança de seus clientes, e acredita que seguindo essas dicas, seus aparelhos ficarão mais seguros e seus usuários terão uma experiência mais tranquila e confortável.

No Comments Yet.

Leave a comment