Como preservar os investimentos em treinamento e desenvolvimento?

As atividades relacionadas à aprendizagem organizacional, quer as capacitações internas, relativas a processos, quer externas relacionadas a liderança, idiomas, tecnologia, entre outras, são essenciais para o bom desempenho de qualquer empresa.

Porém, muitas empresas acabam considerando as ações de treinamento e desenvolvimento como custo e não investimento. Se levarmos em consideração que os profissionais da nova geração permanecem no mesmo emprego menos de 3 anos, fica difícil discordar...

Alguns cursos e formações específicas, normalmente ligados à tecnologia, tornam-se um ativo importante do colaborador, uma habilidade muito especializada que confere alto grau de produtividade ao seu trabalho, ao mesmo tempo é um fator de risco, já que esta capacidade pode interessar a outras empresas, por vezes concorrentes.

Segundo artigo da consultora e analista comportamental Marcia Mantovani, do site RH Portal, uma alternativa é adotar contratos de fidelização do colaborador. A organização custeia uma formação ou um curso de idiomas, por exemplo, em contrapartida o colaborador deve permanecer na empresa 03 anos, em média, após finalizar o curso. Caso ocorra um desligamento antes deste prazo, os custos do treinamento deverão ser ressarcidos à empresa.

O problema é que não existe para esta ação, um ordenamento jurídico específico que resguarde os interesses da empresa, que corre o risco de ter uma causa revertida em favor de um ex colaborador que agiu de má fé.

Sensível a essa questão, a Digicad, tradicional centro de treinamento em tecnologia, cria um benefício inovador:

- Garantia do Investimento em Capacitação

O que é isso?

A empresa investe em um curso de Power BI para um analista de negócios, por exemplo, e o mesmo se desliga da empresa, justamente quando o conhecimento adquirido trazia benefícios para os tomadores de decisão.

E agora, gastar novamente?

Com a Digicad não será necessário! Sua empresa terá uma garantia de 6 meses para treinar em Power BI um novo colaborador, em qualquer uma de nossas turmas regulares, sem custo algum. Veja nossas próximas turmas.

No Comments Yet.

Leave a comment