Está pensando em ingressar no mercado de trabalho e deseja se preparar para as funções do cotidiano? Se a resposta foi afirmativa, uma das coisas que precisará saber é como criar gráficos no Excel, afinal, essa é uma atividade que quase todas as áreas exigem.

Os gráficos são muito bem aceitos porque conseguem compilar todas as informações que as empresas precisam e as apresentam de uma forma resumida. Em vez de ler um relatório complexo com diversos números, é mais fácil olhar um gráfico, que sintetiza todos os dados.

Saber como criar gráficos no Excel exige um pouco de conhecimento, pois, é preciso adequar a apresentação ao seu conteúdo, inserir as informações corretamente e garantir que elas saiam como o esperado. Para te ajudar com tudo isso, veja algumas dicas de como criar gráficos no Excel.

Monte uma tabela

O gráfico é feito com base nos dados que são inseridos na tabela do Excel. Isso quer dizer que antes de pensar em como criar gráficos no Excel será preciso digitar as informações. Se for partir desde esse princípio, as organize em colunas e linhas.

Outra opção é utilizar uma tabela pronta e extrair dela os dados que serão utilizados. Nesse caso, é sempre recomendado rever as informações antes de começar, afinal, elas podem sofrer alterações.

Selecione os dados para criar gráficos no Excel

Depois de inserir os dados na planilha será preciso escolher os que irão compor o gráfico. Determine as colunas, linhas e valores que devem ser adicionados selecionando com o mouse e arrastando.

Escolha como criar gráficos no Excel conforme o tipo

Existem diferentes tipos de gráfico: colunas, pizza, linhas, barras e outros. Cada um é mais indicado para uma apresentação ou finalidade, por exemplo, o de colunas pode ser usado para comparar valores, o de pizza para representar um percentual, etc.

Portanto, é importante analisar quais dados deseja usar e para qual finalidade, antes de pensar em como criar gráficos no Excel clicando na aba inserir e selecionado o modelo.

Ajuste o layout

Nesse momento, o gráfico já estará criado, porém, é possível fazer ajustes visuais para que a leitura fique mais agradável ou mudar as informações de lugar. Clique sobre o gráfico e depois na aba Design do Gráfico.

Lá encontrará diferentes opções para o gráfico que fez, poderá mudar a cor de fundo, localização dos números, apresentação da legenda e outros que possuem opções pré-definidas ou permitem personalização.

Leia também: 7 indícios de que você precisa do Curso de Excel completo

Troque o tipo

Se depois de fazer o seu gráfico achar que o tipo escolhido não é o mais adequado, não tem problema, é possível fazer a mudança sem perder todo o trabalho.

Selecione o gráfico, vá à aba design e depois em alterar tipo de gráfico. Lá existem as opções dos tipos disponíveis, é só escolher uma delas e a troca é feita imediatamente, sem perder nada.

Essas dicas ajudarão os iniciantes a fazerem bons gráficos, mas, se deseja dominar o assunto, saber como criar gráficos no Excel, trabalhar com a planilha e conhecer todos os recursos desse software, o mais indicado é que faça um curso completo.