Aplicativos infectados voltam à Google Play Store. Mantenha seu Android seguro.

Velhos conhecidos da Google, aplicativos maliciosos (que contém vírus) que já haviam sido banidos da loja, estão de volta à Play Store.

Segundo especialistas da Symantec, empresa especializada em segurança cibernética, alguns apps se camuflam até usando ícones de aplicativos famosos do Google, para não serem notados pelo dono do celular infectado.

Virus-no-celular1

Os apps infectam o smartphone com o malware Android Reputation, que já havia sido removido da Play Store no passado. Ainda não se sabe como os programas driblaram o sistema de segurança do Google novamente.

O objetivo deste vírus é forçar a exibição de propagando no celular infectado, assim gerando dinheiro para os hackers. Para serem baixados pelos usuários, e assim espalhar o vírus, os aplicativos normalmente se passam por apps de colocar senha, calculadoras, limpadores de memória, gravadores de chamadas e chegam até a oferecer novos emojis. Obviamente nenhum deles cumpre com a função prometida.

Muitas vezes, os apps acabam pedindo uma permissão para administrar o sistema, e se receberem a liberação, os golpes podem ir além de pop-ups de propagandas, afirma a Symantec.

Android

Para se proteger e evitar problemas com aplicativos maliciosos, basta ter algumas precauções, tais como:

  • Evitar baixar apps de desenvolvedores desconhecidos. Busque sempre por desenvolvedores com selo do Google, ou que sejam conhecidos;
  • Fique atento aos aplicativos com poucos downloads;
  • Não conceda a permissão de administrador para aplicativos;
  • Tenha um antivírus em seu smartphone, de preferência um conhecido e bem avaliado.

Seguindo essas dicas, dificilmente você instalará um app malicioso em seu celular.

No Comments Yet.

Leave a comment